segunda-feira, maio 02, 2011

Valorizando a Natureza do Seu País
(ou: "Como Agradar Seu Cliente")

.
.
¡ Muchas Gracias, Señor Comandante!
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Alguns no avião estranharam quando o comandante da Aerolíneas Argentinas decolou nosso MD-80 de El Calafate para Buenos Aires e rumou para a direção oposta. Como estávamos no lado argentino da Cordilheira dos Andes e Buenos Aires fica ao norte, os picos nevados deveriam ficar à nossa esquerda, mas estavam à direita.

Logo descobrimos a razão: o piloto estava apenas nos levando para um voo panorâmico sobre o Glaciar Perito Moreno, naquele meio de tarde de sábado incrivelmente ensolarado - e soube manter a surpresa até o último momento. Quando anunciou no sistema de som que a geleira mais famosa do mundo estava à nossa direita, a agitação foi inevitável. Todos os passageiros do lado esquerdo do avião – eu incluso – ignoraram o aviso de atar cintos e se levantaram para olhar pela janela dos vizinhos. Só de ter conseguido enxergar um pouco daquela maravilha por frestas entre as pessoas já foi um delírio, mas o que viria em seguida foi ainda mais espetacular: o comandante gente boa fez meia-volta e avisou que agora o glaciar ficaria do lado esquerdo da aeronave. Corri rapidinho para meu lugar, sentei na janelinha e consegui fazer umas fotos.


Ecoturistas caminham pelo Glaciar Perito Moreno.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

O comandante foi aplaudido efusivamente, e com certeza a experiência inesquecível ficou eternizada e será replicada inúmeras vezes pelos privilegiados passageiros nas rodas de conversa com seus amigos, nos Facebooks e Twitters da vida. Isto que eu chamo de saber promover um destino ecoturístico! Eu nunca ouvi um piloto de avião brasileiro falando sobre a Amazônia, sobre as belezas do Cerrado ou do Pantanal, quando sobrevoam estes biomas (desviar a rota então, nem sonhando) - e já mandei duas vezes esta sugestão para uma de nossas maiores companhias aéreas, nos tempos em que eles ainda se preocupavam de verdade com a opinião do passageiro e disponibilizavam nos voos uma cartinha para “falar com o presidente da empresa”. Acho que ele não teve tempo de ler a minha...

Anúncio promovendo a província argentina de de Santa Cruz,
onde fica El Calafate, na revista de bordo da Aerolíneas Argentinas.
Note que a propaganda usa exclusivamente fotos de aves e
- mais incrível ainda - respeita os créditos dos autores das fotos!


.
.
Especialmente para o nosso grupo, que após passar 5 dias conhecendo as belezas da Patagônia foi brindado com a tão esperada neve durante o último café da manhã da viagem, a emoção de ver o Glaciar Perito Moreno do alto deixou todos com a sensação de ter fechado o roteiro com não apenas uma, mas com duas chaves de ouro!

Gaivota contempla a paisagem de Ushuaia
após a neve do nosso último dia na cidade...


... enquanto os leões marinhos aproveitam
o solzinho de outono no Canal de Beagle.
Fotos: © Daniel De Granville, 2011
.
.

Um comentário:

  1. Oi, Daniel! Tudo bem?
    Que coincidência mesmo... Podíamos ter tomado o café com alfajor... Fica para a próxima! Estou morrendo de inveja deste voo com o sr. comandante mega simpático. A foto aérea do Perito Moreno foi um presente, hein? Aliás, todas as suas imagens estão belíssimas.
    Bjs

    ResponderExcluir