quinta-feira, novembro 30, 2006

Dando Sangue pela Natureza

.
.
. Um "lote" de micuins, a fase jovem (larval) do famoso carrapato
FOTO © Marja Milano, 2006


Estes são alguns registros das situações que fazem parte do dia-a-dia dos fotógrafos de natureza e pesquisadores, personagens que se dedicam com afinco a colher e divulgar imagens e informações sobre nossos bichos, plantas e paisagens!

Maaaaaaaais micuins...
FOTO © Tietta Pivatto, 2006


“Mas não existe repelente?”. Até existe; vira e mexe a gente ouve falar de alguma fórmula caseira “milagrosa” para combater estas criaturas indesejáveis. Algumas funcionam, mas outras... Um dos cuidados que se deve ter é com relação a substâncias químicas que podem atacar partes plásticas dos equipamentos de campo (câmeras, binóculos, etc), além de produtos que podem ser muito fortes e comprometer a sua própria saúde ou causar reações alérgicas (portanto, é sempre bom testar antes de ir a campo).

... um pouquinho de mosquitos...
FOTO © Daniel De Granville, 2006


“E doenças transmissíveis?”. Sim, esta também é uma preocupação importante para quem trabalha em ambientes naturais, portanto deve-se sempre buscar previamente informações sobre a localidade para onde se pretende ir, incluindo a necessidade de vacinas, medicamentos e outros cuidados adicionais.

Mas também temos que ter muito bom-senso para não nos tornarmos paranóicos quanto a estas coisas – afinal, já bastam as neuras urbanas de assalto, poluição, acidente de carro... Na natureza os perigos são bem menores, e os prazeres são indescritíveis!

... e o que os micuins deixam pra trás depois da festa.
FOTO © Daniel De Granville, 2006



SAIBA MAIS:

Núcleo de Medicina de Viagem da UFPE


Medicina do Viajante
.
.
.

Um comentário:

  1. Anônimo23:10

    Além de toda essa função ecológica que o Alexandre nos ensinou, temos que lembrar também da função de lazer... Sim, pois após as aventuras na floresta, vem o descanso na rede, procurando carrapato, coçando enquanto se assiste a passarada... Tudo tem que ter um lado bom, até o carrapato!!!
    Daniel, e sobre os bernes, bicho de pé, bicho geográfico, você não conta nada? ;-p)

    ResponderExcluir