sábado, julho 22, 2006

Trabalhando para a National Geographic, Parte 3: beija-flores

Beija-flor-branco-e-preto (Florisuga fusca) | FOTO: © Daniel De Granville, 2006


Depois da matéria sobre o Pantanal, em dezembro de 2005 eu trabalhei novamente para a National Geographic Society. Desta vez, passei 2 semanas em campo como produtor, assistente de fotografia e guia para o fotógrafo colombiano Luis Mazariegos, que está preparando uma matéria sobre beija-flores a ser publicada na revista ainda este ano. Mazariegos, autor do elogiado livro "Hummingbirds of Colombia", é um especialista em fotografia de beija-flores há mais de 25 anos, sendo considerado o fotógrafo que possui o maior arquivo fotográfico do planeta em termos de número de espécies destas aves.

Topetinho-vermelho (Lophornis magnificus ) | FOTO: © Daniel De Granville, 2006


Percorremos longas distâncias em busca de objetivos bastante específicos, como o beija-flor-de-gravata-vermelha Augastes lumachella, espécie que vive somente em uma área extremamente restrita na região da Chapada Diamantina (Bahia). Fomos de São Paulo a Ubatuba, depois Itatiaia, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, sempre em busca dos colibris. Fiquei impressionado com a experiência e preocupação de Mazariegos em cuidar bem destas aves, sobre os quais ele é um grande especialista – e não só no aspecto fotográfico. Por este motivo, ainda que a fotografia não seja sua principal atividade profissional, a National Geographic o escolheu para realizar as imagens da matéria.

Enfim, apesar do ritmo intenso de trabalho, às vezes sobravam uns minutos para tirar minhas próprias fotos, algumas das quais ilustram este texto. Beija-flores são sempre muito difíceis de fotografar, devido a sua rapidez e à iridescência das penas, mas quando se consegue uma boa imagem todos os esforços são compensados.

FOTO: © Daniel De Granville, 2006

Um comentário:

  1. Anônimo04:48

    As fotos ficaram lindas, como estou trasmitindo imagens de pássaros as crianças da minha sala, crianças de 4 anos, com certeza o autor da foto será citado.
    Márcia Lúcia

    ResponderExcluir