segunda-feira, dezembro 26, 2011

Cartão de Final de Ano

.
.
Este ano a Photo in Natura adotou um lema que representa fielmente a importância da natureza em nossas vidas. Então, estes são nossos votos para 2012: DEIXE-SE TRANSFORMAR PELA NATUREZA!

Arte e Foto: © Daniel De Granville, 2011
[CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR]

.
.
Ajude a proteger as araras, viste www.projetoararaazul.org.br
.
.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

TecnoReciclagem
Novamente em Destaque!

.
.

Só pra dar um gostinho, esta é a cópia da primeira
página
da matéria sobre a TecnoReciclagem
na Revista Aventura & Ação deste mês

Como muitos dos meus leitores sabem, paralelamente às atividades estritamente profissionais eu me dedico a uma espécie de hobby que acaba ajudando no trabalho, em especial com fotografia: é a TecnoReciclagem. Mais fácil do que explicar aqui é lhe sugerir uma visita ao meu blog que trata do assunto.

Pois bem, a edição deste mês (nº 168) da Revista Aventura & Ação traz uma matéria sobre o tema, com fotos, depoimentos e gambiarras de minha autoria e texto da incrível Lucila Egydio. Tá esperando o quê? Corre pra banca antes que esgote! : -)

Capa da edição da Aventura & Ação
onde saiu a matéria sobre a TecnoReciclagem

.
.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Encurtando Distâncias
e Divulgando o Brasil

.
.
Ato de abertura da Feria de Aves de Sudamérica,
que contou com a colaboração da Photo in Natura.
Foto: © Tietta Pivatto, 2011


... e terminou mais uma Feria de Aves de Sudamérica, com novos amigos, novas experiências e excelentes contatos profissionais. A segunda edição do evento contou com a presença de 200 participantes oficialmente inscritos, representando 9 países das Américas e Europa.

Foto oficial da Feria de Aves de Sudamérica 2011 -
adivinha onde estão os brasileiros? : -)

Foto: Divulgação Feria de Aves de Sudamérica

Minha conferência de abertura sobre o Pantanal teve cerca de 200 pessoas presentes na plateia, e o curso “Introdução à Fotografia de Natureza” teve as 25 vagas esgotadas. O mesmo aconteceu com a palestra da Tietta Pivatto sobre a Arara Azul de Lear (representando Simone Tenório, coordenadora do Projeto de conservação da espécie) e o curso “Formação de Guias de Aves e Coordenadores de Grupos de Observação”.

Falando sobre o Pantanal e divulgando nossos
patrocinadores na conferência inaugural da Feira.
Foto: © Tietta Pivatto, 2011


O sucesso do Pantanal junto ao público, em especial os latino-americanos, ficou evidente pela rapidez com que todo o material disponibilizado pelos nossos patrocinadores – mais de 13 kg de folders, listas de aves, DVDs e outros impressos – se esgotou. Além disto, várias pessoas nos procuraram para comentar que a palestra os deixou com vontade de embarcar para a região “amanhã mesmo”.


Saída de campo para a atividade prática
do Curso de Fotografia de Natureza.
Foto: © Tietta Pivatto, 2011


Abrimos perspectivas formais de parceria com três pequenos operadores argentinos interessados em organizar viagens ao Pantanal e Bonito para observadores de vida silvestre e fotógrafos de natureza, com possibilidades concretas de termos dois grupos para o ano que vem (um em maio e outro em setembro). Também fizemos contato com operadores e viajantes de outros países como Equador, Colômbia, Chile e Canadá.

Agora é hora de aprofundar os laços e dedicar mais esforços para que nossos “hermanos” também possam vir conhecer e desfrutar das belezas do nosso Pantanal e arredores. Além, é claro, de esperar pelas novidades da Feria de Aves de Sudamérica 2012!

Aula teórica do Curso de Introdução
à Fotografia de Natureza.
Foto: © Tietta Pivatto, 2011


Nossa participação na Feira só foi possível devido ao apoio das seguintes instituições, que sempre nos auxiliam em ações que visem divulgar o Pantanal e a região de Bonito:

(Os parceiros acima estão listados em ordem alfabética)

... além, é claro, do comitê organizador da Feria de Aves de Sudamérica, responsável pela recepção sempre acolhedora que nos propiciam, além de todo o apoio necessário.

Nosso muito obrigado a todos e aguardem mais desdobramentos desta ação.

Apesar das cinzas do Vulcão Puyehue, que mantiveram
o aeroporto de San Martín
de los Andes fechado,
a Feira foi um sucesso!

Foto: © Daniel De Granville, 2011
.
.
.

domingo, novembro 20, 2011

É Dia de Feria!

.
Nossos agradecimentos aos parceiros acima!

Não, eu não digitei errado o título da postagem. É “Feria” mesmo e não “Feira” :-)

Pela segunda vez consecutiva, vamos à Patagônia Argentina participar da Feria de Aves de Sudamérica / South American Bird Fair, que acontece anualmente na simpática San Martín de los Andes. Este ano, cada um de nós irá apresentar uma palestra e um mini-curso.


Tietta irá fazer uma conferência sobre “A importância do trabalho com as comunidades para a conservação da arara-azul-de-lear” (representando Simone Tenório, coordenadora do Projeto de conservação da espécie) e ministrará algumas disciplinas do curso “Formação de Guias de Aves e Coordenadores de Grupos de Observação”, juntamente com outros profissionais sul-americanos.

Eu farei a primeira apresentação do evento, logo após a cerimônia oficial de abertura, com o tema “O Pantanal, um dos maiores refúgios de vida silvestre do planeta” e irei ministrar o mini-curso “Introdução à Fotografia de Natureza”.

> Clique para baixar a programação completa da Feria em PDF <


Observador de aves divide sua atenção entre os passarinhos
e as belas paisagens da região de San Martín de los Andes.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue, todos os voos para San Martín estão cancelados até 01 de dezembro – ou seja, estamos nos preparando para as mais de 20 horas de ônibus a partir de Buenos Aires... Mas, com essas paisagens, não vai ser nada mal.

Novamente, nossa ida só está sendo possível devido ao apoio fundamental das seguintes instituições, que sempre nos auxiliam em ações que visem divulgar o Pantanal e a região de Bonito:

Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito, MS)
Hotel Fazenda Baía das Pedras (Pantanal, MS)
Pousada Aguapé (Pantanal, MS)
Pousada Araras Ecolodge (Pantanal, MT)
Pousada Refúgio da Ilha (Pantanal, MS)
Pouso Alegre Lodge (Pantanal, MT)
Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim, MS)
Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (MS)

(Os parceiros acima estão listados em ordem alfabética)

Além, é claro, do comitê organizador da Feria de Aves de Sudamérica, responsável pela recepção sempre acolhedora que nos propiciam, além de todo o apoio para viabilizar nossa participação.

Nosso muito obrigado a todos e aguardem notícias diretamente da Patagônia!
.
.
.

sábado, novembro 12, 2011

The Book is on the Table :-)

.
.
Se este tordo-americano (Turdus migratorius) frequentasse
as aulas
da minha irmã, poderia aprender o idioma dos seus
primos sabiás
que frequentam o Spa Sarinho : -)
Foto: © Daniel De Granville, 2008


A postagem de hoje conta uma história enviada pela minha irmã Débora, que vive nos EUA e ministra aulas de Língua Portuguesa em uma universidade estadual.

Diz ela: “ontem em três classes de português usei o seu vídeo do Conatus 2011, seus postais e o Guia de Campo para fazer um exercício sobre animais e foi um grande sucesso! Em uma das classes também contei do Spa Sarinho, gostaram muito do trocadilho. O pessoal adora o seu blog e o website.

Eu já forneci fotos para materiais como livros de Biologia e campanhas de conservação ambiental, mas é a primeira vez que elas são usadas para ensinar idiomas :-)


Assista ao vídeo oficial de abertura do CONATUS 2011
Fotos, Arte e Edição: © Daniel De Granville, 2011

segunda-feira, outubro 24, 2011

Marcando Presença
em Congressos e Feiras

.
.
A Photo in Natura está presente como parceira e colaboradora em dois importantes eventos socioambientais que acontecem em outubro e novembro deste ano.

Em primeiro lugar, produzimos o clip de abertura oficial do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS 2011), que teve início ontem – 23 de outubro – em Cuiabá, MT. As fotos, arte e edição são de Daniel De Granville. Não pudemos estar presentes, mas os relatos que recebi até agora de quem foi mostram que a recepção foi muito favorável.


Assista ao vídeo oficial de abertura do CONATUS 2011
Fotos, Arte e Edição: © Daniel De Granville, 2011



E no final de novembro acontece na Patagônia Argentina a II Feria de Aves de Sudamérica, onde eu e Tietta iremos ministrar cursos e palestras, além de fornecer algumas imagens para materiais oficiais do evento. Daniel De Granville é também jurado no Concurso de Fotografias da Feira.

Projeto gráfico para a capa da revista oficial
da Feria de Aves de Sudamérica 2011
Foto: © Daniel De Granville, 2007
.
.
.

terça-feira, outubro 11, 2011

Trabalhando Com
Sebastião Salgado

.
.

Uma das imagens que aproveitei para fazer durante os
trabalhos de campo com Sebastião Salgado.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Basta uma rápida busca no Google para ter noção da importância e do respeito que Sebastião Salgado tem na fotografia mundial. Autor de vários livros com imagens dos mais de cem países que já visitou, Salgado agora trabalha no que afirma ser sua última grande expedição fotográfica, o Projeto Gênesis, que teve início em 2004 e está encerrando sua etapa final de viagens aqui no Brasil, mais precisamente no Pantanal e em Bonito. Foi assim que tive a oportunidade, o privilégio e o prazer de acompanhá-lo como guia e produtor de campo por aqui durante os últimos dias.

Sebastião Salgado com Daniel De Granville
(dir) e Juca Ygarapé (esq).
Foto: © Juliano Salgado, 2011

Além do óbvio talento, Salgado impressiona pela simplicidade e simpatia, sempre disposto a compartilhar experiências e seu contentamento ao conseguir as fotos que estava buscando. Demonstra também muita humildade, ao pedir dicas e sugestões sobre como fotografar certos locais e temas com os quais não tem tanta familiaridade.

Salgado fotografando uma das nascentes
cristalinas
da região de Bonito (MS).
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Foram três dias de bastante trabalho e aprendizagem, além de conversas que extrapolavam a técnica ou olhar fotográfico e entravam por assuntos como sociedade, política e conservação ambiental. Afinal, além de ocupar a posição de um dos principais fotógrafos da atualidade, Sebastião Salgado é um conservacionista proprietário de uma RPPN em Minas Gerais onde mantém o Instituto Terra, que realiza trabalhos socioambientais exemplares com centenas de estudantes e outras pessoas da região.

Daniel De Granville acompanhando Sebastião
Salgado
em uma das sessões de fotografias
para seu
Projeto Gênesis em Bonito (MS).
Foto: © Juca Ygarapé, 2011
.
.
.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Nós Temos Uma Missão!

.
.
O fenômeno de formação de um halo solar
hoje aqui em Bonito serviu de inspiração
para esta postagem tão importante pra nós :-)
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Os colegas biólogos – e eles são maioria absoluta no nosso círculo de amizades – hão de concordar: jamais tivemos na universidade aulas relacionadas a “administração financeira”, “gestão empresarial”, “abrindo seu próprio negócio”, “planejamento estratégico”, essas coisas. Pelo menos não na época em que fiz minha faculdade. Lembro-me apenas de uma disciplina que tinha um pouco a ver, as aulas de botânica econômica nos ensinando sobre plantas de utilidade comercial para o homem e coisas do tipo. Afinal, objetivo de biólogo era “salvar a natureza” sem pensar muito em remuneração.

E assim que, anos depois de formado, me vejo sócio de uma empresa junto com a Tietta Pivatto (também bióloga, é claro!), esposa e parceira de ideias. Temos aprendido como fazer as coisas através de consultorias para quem está começando no ramo, cursos e atividades sobre gestão, eventos voltados a empresários do setor e algumas leituras direcionadas.

Aprendemos, por exemplo, que toda empresa deve ter uma missão, que segundo a Wikipédia “é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projetar a cultura da empresa”.

A nova logomarca e os slogans
da PiN em português e inglês.
Arte: © Daniel De Granville, 2011

E assim, a tal “missão” da Photo in Natura vinha atormentando eu e Tietta há meses, sem nunca termos chegado a algo que nos agradasse plenamente. Até que, durante uma das palestras do Abeta Summit este ano, veio aquele grande e raro momento de inspiração: olhamos um para o outro, pedi para a Tietta rabiscar umas coisas na agenda e depois amadurecemos a frase, que nos deixou bastante felizes. Conseguimos definir o que realmente é a Photo in Natura (acabando com a dificuldade em responder “o que vocês fazem” quando questionados), sem perder o foco nas nossas raízes de biólogos e amantes da natureza. E, melhor ainda, com essa missão em mente, chegamos a um slogan ("natureza transformando pessoas") que a partir de agora acompanhará a nossa logomarca - a qual, aliás, também foi redesenhada recentemente.

Vamos lá matar a curiosidade de quem conseguiu ler até aqui: a missão da Photo in Natura é "oferecer serviços e produtos com temática ambiental que sensibilizem e transformem pessoas para uma nova atitude com relação à natureza".


Versão vertical da logomarca,
utilizada de acordo com as necessidades
do projeto gráfico onde será aplicada.
Arte: © Daniel De Granville, 2011

Acho que dá pra notar que não foi simples chegar a estes resultados, e talvez eles nem sejam definitivos. Mas representam o grande objetivo em comum que temos, a real razão de termos criado a PiN (como chamamos carinhosamente a Photo in Natura): fazer deste um mundo melhor, usando talentos pessoais e o desejo de compartilhar boas experiências na natureza para transformar pessoas. Torná-las parceiras em ações que resultem em atitudes sustentáveis e de quebra ganhar dinheiro com isso. Afinal, mesmo aqui, as contas também chegam no fim do mês...

Visite nosso site
para conhecer um pouco mais sobre esta história de transformação e inovação de um casal de biólogos que acreditam estar mesmo cumprindo sua missão - e aguarde, pois em breve teremos grandes novidades!
.
.

sexta-feira, setembro 30, 2011

Photo in Natura, sempre
parceira na conservação

.
.
Marca-páginas destacando a importância
dos morcegos na conservação das florestas.
Foto: © Daniel De Granville, 2010
Arte: © Liliane Lacerda, 2011


Um dos compromissos da Photo in Natura é apoiar iniciativas de conservação da natureza em suas diversas formas, tendo sido inclusive tema da nossa postagem anterior.

Agora, outra ação recente vem reforçar nossa preocupação ambiental: dando continuidade à série de marca-páginas produzidos no ano passado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), foram lançados recentemente mais 10 modelos de marcadores com fotos de autoria de Daniel De Granville cedidas pela Photo in Natura. O tema desta nova coleção são as florestas.

A coleção completa dos novos marca-páginas,
clique na imagem para ampliar.
Fotos: © Daniel De Granville, 2008-2011
Arte: © Liliane Lacerda, 2011



Liliane Lacerda, Coordenadora de Projetos do IASB e idealizadora dos marca-páginas, explica: “a segunda edição do marca páginas ‘A Natureza da Serra da Bodoquena’ destaca o papel fundamental de plantas e animais para manutenção das florestas e consequentemente da nossa qualidade de vida. São imagens e informações importantes para que você conheça melhor a diversidade existente na região da Serra da Bodoquena (Mato Grosso do Sul) e entenda por que sua conservação é de extrema importância”.

Dentre os dez personagens escolhidos para ilustrar os marca-páginas, merecem destaque os morcegos-das-frutas, vítimas de forte preconceito, mas importantes aliados do homem na manutenção das florestas, ao dispersarem as sementes dos frutos que comem.
.
.
.

terça-feira, setembro 27, 2011

Homenagem ao Udu,
Ave Símbolo de Bonito

.
.
Réplica dos banners e cartazes confeccionados para
divulgar a ave símbolo de Bonito e seu dia oficial.

Arte e Fotos: © Daniel De Granville, 2011

Alguns se lembrarão que em 2009, após proposta apresentada por mim e pela Tietta Pivatto, a Câmara Municipal de Bonito aprovou por unanimidade, através da Lei Nº 1.161, o udu-de-coroa-azul como Ave Símbolo de Bonito e 03 de outubro como o Dia Municipal das Aves.

Agora, por solicitação do Sr. Reginaldo Rocha, Presidente da Câmara, a Photo in Natura forneceu fotos e a arte final para elaboração de material alusivo à Lei. Foram confeccionados dois banners de 1,80m x 1,20m e 200 cartazes que serão usados para divulgação em eventos e instituições locais. Um dos banners ficará fixo no prédio da Câmara Municipal, enquanto o outro será itinerante, podendo ser levado para exibição em atividades relacionadas ao tema.

Vereador Reginaldo Rocha, Presidente da Câmara Municipal
de Bonito, com o banner em seu gabinete oficial.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

E assim vamos aos poucos cultivando em Bonito uma cultura de respeito e admiração às aves, no intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância e o valor das coisas da natureza. Cabe lembrar que o trabalho foi desenvolvido pela Photo in Natura de forma voluntária, sem remuneração, como parte de nosso compromisso em colaborar nas atividades que fomentem a conservação ambiental.
.
.
.

segunda-feira, setembro 12, 2011

Na Lagoa Misteriosa

.
.
Ecoturistas praticando mergulho autônomo
na Lagoa Misteriosa.

Foto: © Daniel De Granville, 2011

Ser um profissional autônomo, ou dono do seu próprio negócio, significa a liberdade de determinar os próprios horários e atividades de trabalho. Isto inclui tirar folga no meio da semana (raramente) e trabalhar aos sábados, domingos e feriados (frequentemente). Mas este domingo não foi igual aos últimos: eu e Tietta conseguimos finalmente reservar o dia para passear junto com os amigos e colegas biólogos Vivian e Fabrício, da Bíon Consultoria Ambiental. O destino escolhido foi a sensacional Lagoa Misteriosa, na vizinha cidade de Jardim (MS), um passeio que já havia sido explorado há anos, mas que somente há poucas semanas foi reaberto para visitação turística. Acompanhados pelo outro colega biólogo Samuel Duleba, lá fomos nós para um dia era de passeio e lazer.


Testando minha mais nova gambiarra fotográfica : -)
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Porém, como fotógrafo de natureza nunca tira folga (e nem biólogo quando está no mato), aproveitamos a ocasião para observar plantas, aves e fazer umas fotos. E o mais legal, testando mais uma das já tradicionais gambiarras fotográficas que gosto de inventar - desta vez, um sistema que permite elevar a câmera a 6 metros de altura para fazer imagens do alto. A técnica, inspirada na criação do Juca Ygarapé, usa uma vara telescópica para limpeza de piscina, alguns parafusos e peças de PVC para encanamento hidráulico especialmente adaptados. Claro que ninguém fotografou o equipamento em ação por enquanto, mas em breve faço umas imagens da traquitana toda :-)

Mergulho na Lagoa Misteriosa.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Curiosidades sobre a Lagoa Misteriosa (retirado de http://www.lagoamisteriosa.com.br/curiosidades):

> A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.

> O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92.

> A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010.

> Em junho de 1997, Gilberto Menezes atingiu 180 m de profundidade na Lagoa Misteriosa, e em junho de 1998 atingiu um cone de abatimento a 220 m de profundidade. Neste mergulho mais profundo foram utilizadas 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de mergulho.

Mais um teste com a câmera a 6 metros de altura.
Foto: © Daniel De Granville, 2011
.
.
.

sábado, agosto 27, 2011

Inovando

Qual das duas você gosta mais? Queremos sua opinião :-)


A semana foi de novos pensamentos, novas ideias e novas maneiras de ver nossa rotina de trabalho. Durante as cinco noites passadas, participei pela Photo in Natura no workshop “Gestão da Inovação: Inovar para Competir”, promovido pelo SEBRAE/MS e ministrado pela amiga e consultora Ana Cristina, da Bionúcleo Gestão Ambiental e Empresarial.

Com 15 horas presenciais e mais 3 horas de consultoria pós-curso, o workshop estimula os empreendedores a inovar, não sem antes expandir nossos horizontes sobre o real significado do termo. Afinal, a primeira ideia que vem na cabeça das pessoas quando se fala em “inovação” refere-se à tecnologia (trocar o velho computador por um mais moderno e rápido, por exemplo). Mas inovar vai muito além: pode ser, por exemplo, a melhoria em um processo produtivo, uma nova ferramenta de divulgação, um novo método de gestão, a mudança significativa em um serviço oferecido, o lançamento de um novo produto.

Na empolgação do workshop, já começamos a levantar e selecionar inovações prioritárias na Photo in Natura – em breve teremos novidades. Já de cara, além da revisão no material produzido durante a consultoria que contratamos no início de 2010, estamos cogitando uma reformulação (inicialmente bastante sutil) na nossa logomarca, procurando modernizá-la e torná-la mais eficiente nos materiais e produtos onde ela aparece em tamanho reduzido.

Estudo de redução comparando as duas versões da logomarca
(a da esquerda é a original e a da direita é a nova proposta).

O que achou desta mudança? Deixe sua opinião e ajude a Photo in Natura a inovar!
.
.

sábado, agosto 20, 2011

Novas Fotos no Banco de Imagens

Larva de mariposa (Sphingidae).
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Adicionamos dezenas de novas fotografias ao Banco de Imagens da Photo in Natura, que agora conta com mais de 1.000 arquivos fotográficos disponíveis para sua consulta! Destaque para as imagens de fauna, paisagens, pessoas, ambientes internos e estúdio.

Pesquisadores coletam material botânico no Pantanal.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Detalhe de uma flor de íris.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Fotógrafo da National Geographic mergulha
com peixes
na região de Bonito (MS).
Foto: © Daniel De Granville, 2011

É apenas uma amostra das cerca de 60.000 imagens de arquivo que a Photo in Natura oferece para publicação em livros, revistas, sites, campanhas publicitárias, decoração de interiores, produtos e o que mais sua imaginação permitir.

Ecoturistas caminham no Glaciar Perito Moreno,
Patagônia Argentina.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Serra do Amolar, Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Capivaras em Campo Grande (MS).
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Confira as fotografias que já ilustraram materiais da Petrobras, Itaipu Binacional, Fundação O Boticário, WWF Brasil, Conservação Internacional, Wildlife Conservation Society, National Geographic, MMX e muitos outros clientes.

Príncipe-negro no Pantanal.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Leão-marinho, Canal de Beagle, Ushuaia, Argentina.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Peças da Móveis Madeira Legal feitas com
madeira de árvores mortas e caídas naturalmente .

Foto: © Daniel De Granville, 2011
.
.
.

sábado, agosto 13, 2011

Fotografando Coisas Diferentes, Parte 2

Peça para decoração vertical
Foto: © Daniel De Granville, 2011

No intervalo entre viagens, estou registrando o trabalho de um casal aqui de Bonito que produz móveis rústicos a partir da madeira de árvores já mortas e caídas na mata ou no campo. Para mim é uma tarefa que foge do habitual, já que os desafios de trabalhar em um estúdio improvisado e a possibilidade (ou às vezes necessidade) de pós-processamento das imagens no Photoshop são bem diferentes de fotografar passarinho, onça e outras coisas no mato.

Seguem amostras do que fotografei até agora na coleção "Madeira Legal":
Mesinha
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Mesinha (detalhe)
Foto: © Daniel De Granville, 2011



Um belo e convidativo bar feito de chimbuva!
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Mesinha (detalhe)
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Mesinhas (sugestão de encaixe de duas peças)
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Mesinha
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Nos links abaixo tem algumas postagens anteriores do Blog Photo in Natura sobre outras coisas que costumo fotografar, além de natureza (e aqui você pode conferir uma galeria com imagens de estúdio que já produzi).

Fotografando Arte, Parte 2 (2011)
Fotografando Arte (2007)
Fotografando Coisas Diferentes (2007)
Fotografando Alimentos (2006)
.
.
.

terça-feira, julho 12, 2011

Guia de Plantas de Bonito
e Serra da Bodoquena

.
.Abelha visita flor da guavira, uma das
plantas ilustradas no Guia
.
Foto: © Daniel De Granville, 2008

Dando prosseguimento à série de produtos da Photo in Natura, lançamos recentemente o Guia de Bolso “Plantas de Bonito e Serra da Bodoquena”, em pareceria com os amigos biólogos Vivian e Fabrício, da Bíon Consultoria Ambiental. O Guia, no formato de folder (20,0 cm x 11,5 cm), traz 80 espécies botânicas mais comuns na região, com informações sobre hábito e ambiente de ocorrência, além dos nomes populares e científicos.

O objetivo deste produto é estimular o interesse e auxiliar na conscientização das pessoas – turistas, guias de turismo, estudantes, educadores e quaisquer interessados no tema – sobre nosso patrimônio natural. Existe um lema universal que diz ser necessário “conhecer para preservar”: as pessoas só sentem-se estimuladas a lutar pela preservação de algo sobre o qual efetivamente têm conhecimento. O conservacionista e ambientalista senegalês Baba Dioum vai além, ao afirmar que “só conservamos aquilo que amamos, só amamos aquilo que entendemos e só entendemos aquilo que nos é ensinado".


[CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR]
Amostra do Guia de Bolso
"Plantas de Bonito e Serra da Bodoquena"
ARTE E FOTOS: © 2011
Photo in Natura | Bíon Consultoria

Nosso conceito de guia de bolso leva em conta o fato de que, em tempos de internet, há uma grande quantidade de informações disponíveis na grande rede. Assim, o Guia de Plantas de Bonito e Serra da Bodoquena serve como subsídio na busca por maiores detalhes sobre as espécies ilustradas nele, uma vez que em um produto deste tipo não há espaço para muitos textos ou ícones. Isto também possibilita confeccionar um guia pequeno, leve, resistente e de custo relativamente baixo quando comparado a produtos similares.

O Guia é o primeiro de uma série e está disponível para venda nas principais lojas de Bonito e região ao preço de R$ 10,00, podendo ainda ser enviado via Correios para todo o Brasil. Caso tenha interesse, por favor entre em contato fornecendo seu CEP para calcularmos os custos de envio. Temos preços especiais para revendedores.

.
.