domingo, dezembro 30, 2012

Feliz Ano Novo!

Cartão de final de ano da Photo in Natura
com fotos feitas em cada mês deste ano.
<< CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR >>
Arte e Fotos: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura 
 
... e 2012 se encerra com uma excelente notícia para nós: minha foto do mergulhador com a sucuri ficou entre as imagens "10 MAIS" de vida silvestre do ano eleitas pelo portal de notícias G1, da Globo. É a única imagem feita no Brasil que entrou na seleção!


 Minha imagem do fotógrafo suíço Franco Banfi mergulhando
com uma sucuri em Bonito (MS) foi a única foto feita no Brasil
selecionada entre as "10 mais" de 2012 pelo portal G1!
Foto: © 2010 Daniel De Granville | Photo in Natura

Aproveitamos para compartilhar com todos o cartão de final de ano da PHOTO IN NATURA, que traz uma seleção de imagens feitas em cada mês deste ano. Somos muito gratos a todos os amigos, colegas de trabalho, clientes e colaboradores que nos contrataram, acompanharam em campo ou deram dicas para que estas imagens fossem registradas! Um abração, Feliz 2013 e até o ano que vem :-)


.
.

terça-feira, novembro 13, 2012

Livro sobre Reservas de MS

 
Atividade de ecoturismo na RPPN Cabeceira do Prata, 
uma das retratadas para o livro "Diamantes Verdes" .
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Entre julho e agosto deste ano fui contratado pela REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul) para fotografar 12 RPPNs do Estado. O resultado do trabalho foi apresentado ontem (12 de novembro) na cerimônia de lançamento do livro "Diamantes Verdes - Reservas Naturais do Mato Grosso do Sul".

 Capa do livro "Diamantes Verdes".
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura 
Arte:  © 2012 André Morato | Natureza em Foco

Além da edição impressa que estará à venda, em breve a versão eletrônica para iPad será disponibilizada para download no site da REPAMS. E, de 13 a 19 de novembro, parte do conteúdo do livro será exibida na exposição audiovisual interativa “Diamantes Verdes”, montada no Shopping Campo Grande. São ampliações impressas das fotos, exposição virtual em 3D, vídeos e iPads disponíveis para consulta da versão eletrônica do livro.


Daniel De Granville (D) e José Sabino (E), diretor da produtora
Natureza em Foco, responsável pela edição do livro.
Foto: © 2012 Acervo REPAMS

O material produzido este ano soma-se às fotos que fiz em 2006 e 2007 durante trabalho semelhante, totalizando cerca de 20 RPPNs que visitei e fotografei neste Estado nos últimos anos. Sem dúvida um privilégio – e a esperança de que a consciência ambiental destes proprietários rurais auxilie na conservação dos remanescentes da rica biodiversidade de Mato Grosso do Sul.
.
.
.

sexta-feira, novembro 09, 2012

Mais um Curso Ministrado!

Participantes de aula prática do Curso fotografam uma serpente
gentilmente cedida por pesquisador da UFES.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

No final de outubro ministramos mais um curso de Introdução à Fotografia de Natureza na Reserva Natural Vale, região de Linhares (ES). Depois de edições em Bonito e Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e San Martin de los Andes (Patagônia Argentina), foi a vez dos capixabas receberem a atividade. Todas as 15 vagas foram preenchidas eo curso foi bastante elogiada pelos participantes (veja depoimentos no final da postagem).

Com aproximadamente 22 mil hectares e contígua à Reserva Biológica de Sooretama (28 mil hectares), as duas áreas somadas compõem o maior contínuo de remanescentes da Mata Atlântica no Espírito Santo. Lugar ideal para praticar a fotografia e observar espécies raras e ameaçadas como o mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii).

Interessado em levar os cursos da Photo in Natura
para a sua região? Fale com a gente! 


Macaco-prego (Sapajus robustus), uma das várias espécies que
podem ser encontradas na Reserva Natural Vale.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura 

“O curso foi muito bom! Superou todas as minhas expectativas. Quero estar no próximo! Parabéns pela organização e pela iniciativa de ter trazido o Daniel, excelente profissional e uma pessoa muito bacana”.

“Agradeço a todos pela oportunidade e pelo aprendizado, em especial ao Daniel, que soube transmitir com maestria a essência da fotografia, nos mostrando com fatos e fotos como arte e técnica podem caminhar juntas nos registros fotográficos.”

“Já estou com saudades do final de semana... Da adorável oportunidade que tive... Fotografar é minha paixão e combinei isso conhecendo pessoas de energias tão boas!”

“Adorei o curso, mudou muito a minha visão de fotografia e já estou ansioso para aprimorar mais ainda minhas fotos.”

“Agradeço e muito a oportunidade de compartilhar um final de semana com tanto aprendizado. Primeiro a oportunidade de aprender com um ótimo profissional e uma excelente pessoal. Segundo ter o prazer de conhecer pessoas tão encantadoras e generosas em compartilhar seus conhecimentos e dúvidas.” 
.
.
.

terça-feira, setembro 25, 2012

Colaboração em livro
sobre cavernas brasileiras


Recebi esses dias os meus exemplares do livro “O Ser Humano e a Paisagem Cárstica”, onde contribui com três fotos de minha autoria feitas entre 2006 e 2011 na região da Serra da Bodoquena (MS).



Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim, MS):
nem só de cavernas é feita a paisagem cárstica.
Foto: © 2009 Daniel De Granville | Photo in Natura 
 
A publicação, fruto de cooperação técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, retrata ambientes brasileiros onde predominam as formações calcárias, conhecidas por apresentarem grande quantidade de cavernas ricas em ornamentos denominados “espeleotemas”, como as estalactites e estalagmites. Um bom exemplo é a famosa Gruta do Lago Azul aqui em Bonito, MS.

Gruta do Lago Azul (Bonito, MS):
O relevo cárstico é conhecido por suas
grutas de grande beleza cênica.
 Foto: © 2006 Daniel De Granville | Photo in Natura
 

 Para mim este livro tem um significado especial, já que boa parte da minha história pessoal e profissional deve-se a uma viagem que fiz às cavernas do PETAR (SP) em 1986, quando ainda era estudante do ensino médio.
 
 Lagoa Misteriosa (Jardim, MS):
Uma caverna inundada com profundidade
de mais de 300 metros!
 Foto: © 2011 Daniel De Granville | Photo in Natura
.

sexta-feira, setembro 21, 2012

Cursos de fotografia de natureza
em outubro



Em outubro de 2012, a Photo in Natura irá promover dois Cursos de Introdução à Fotografia de Natureza abertos ao público:

>> De 19 a 21 de outubro em Campos do Jordão (SP), em parceria com a Outward Bound Brasil - OBB (clique aqui para maiores informações);

>> De 26 a 28 de outubro de 2012 em Linhares (ES), em parceria com a Vale (clique aqui para maiores informações).
 

Alunos do Curso “Introdução à Fotografia de Natureza”
realizado pela Photo in Natura na Patagônia Argentina
em novembro de 2011.
Foto: © 2011 Tietta Pivatto | Photo in Natura

O Curso "Introdução à Fotografia de Natureza" já foi ministrado pela Photo in Natura durante os Encontros Brasileiros de Observação de Aves (Avistar Brasil), oficinas realizadas no SESC SP e em outras regiões do Brasil e da América do Sul. Com duração de 20 horas, aborda conceitos teóricos e práticos, com destaque à fotografia em ambientes naturais, estimulando a troca de experiências com o instrutor e entre os participantes. O instrutor fornecerá material teórico de apoio (livros) e oferecerá textos adicionais em formato digital para os interessados, além de disponibilizar o material audiovisual do Curso (palestras) aos alunos e equipamentos para manuseio em sala de aula.

Alunos do Curso “Introdução à Fotografia de Natureza” realizado
pela Photo in Natura em Bonito (MS) em maio de 2012.
Foto: © 2012 Tietta Pivatto | Photo in Natura

>> Público Alvo
Fotógrafos iniciantes e amadores, praticantes de ecoturismo, observadores de vida silvestre, pesquisadores que trabalham em ambientes naturais, guias de turismo e adeptos da vida ao ar livre em geral que tenham interesse em aprender e aprimorar suas técnicas de fotografia de natureza. Tendo em vista um melhor aproveitamento do conteúdo, serão disponibilizadas no máximo 15 vagas. O curso é direcionado a maiores de idade (acima de 18 anos).




>> Depoimentos de participantes
“O curso poderia durar mais, de tão bom que é. Além da experiência fotográfica temos a interação com os colegas. Um novo ciclo de amizades que se inicia – e viva a fotografia!”
“Gostaria de agradecer e exaltar a minha admiração pelo trabalho de vocês! Parabéns pela organização, me senti muito acolhida e à vontade – ganharam uma grande fã!”
 “Ótimo curso! Consegui aprender muito e ganhar mais experiência nesta área magnífica que é a fotografia de natureza.”
"Tenho certeza de que estes 3 dias ficarão em minha memória por muito tempo. Muitos conhecimentos novos, pessoas com o mesmo ideal, a mesma paixão. Vocês me proporcionaram algo inexplicável, que fez bem pra minha alma. Em três dias de imersão nesse curso parece que tirei 30 dias de férias."
"MUITO OBRIGADA pela organização do Curso! Adoramos! Daniel, super obrigada por sua disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos com todos nós, você é um excelente professor, tenho certeza que todos aproveitamos muito e aprendemos demais!”
“Agradecemos pelo curso e atenção prestada por você aos alunos, atingindo mais do que minha expectativa! Foi muito legal mesmo, principalmente para nós que trabalhamos com isso.”
“Depois desse curso tenho impressão de ter uma nova máquina de fotografar. Super obrigado!”
“O curso foi fantástico, Daniel De Granville é um grande fotógrafo de natureza e um excelente professor. Aprendi demais e a partir de agora estarei aplicando os ensinamentos em minhas fotografias de natureza.”
"Professor fotógrafo muito bem qualificado, com uma esplêndida didática, uma gigante força de vontade para ensinar o conteúdo teórico/prático básico em fotografia, ao longo do curso (muito obrigado Profº. Daniel!)"

segunda-feira, julho 16, 2012

Sucuris na TV!

.
.
Daniel De Granville, da Photo in Natura
concede entrevista para reportagem sobre as sucuris.
Foto: captura de tela de vídeo da Rede Globo de Televisão

 Agora posso revelar o motivo de tanto mistério acerca da expedição com as sucuris que fizemos na semana passada: foi ao ar ontem (15.jul.2012) no programa "Fantástico" da TV Globo a matéria que fizemos sobre estes animais durante a semana passada.

quinta-feira, julho 12, 2012

Semana dos Grandes Animais

O primeiro encontro na expedição em busca das sucuris.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Os últimos dias têm sido de incríveis encontros com grandes animais por aqui. Começou com duas expedições muito bem sucedidas em busca de sucuris, onde encontramos nove indivíduos em dois dias, com direto à captação de imagens de um comportamento muito raro e provavelmente jamais documentado até então.

 Filhotão de harpia na Serra da Bodoquena (MS)
vocaliza para seus pais. 
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Em seguida tivemos a descoberta de um ninho ativo de harpia, uma das maiores águias do planeta com sua envergadura de 2 metros, no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Em duas visitas ao local, consegui fotografar e filmar um adulto e um juvenil, além de testemunharmos (infelizmente sem imagens) um tamanduá-mirim sendo trazido para alimentação.


 Sucuri em detalhes!
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Fora estes dois registros pessoais, relatos de amigos têm nos fascinado pelas observações de onças-pintadas e lobos-guará, entre outros. Uma sequência de eventos que nos mostra o quanto as pessoas estão mais ligadas em nossa vida silvestre e o potencial que os bichos têm para fomentar o ecoturismo e o turismo fotográfico na região de Bonito e do Pantanal Sul!


 E um dos adultos da harpia do mesmo ninho.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura
.
.
.









domingo, junho 24, 2012

Fotografando na água, na terra e no ar!

.
.
.
Mergulhando e fotografando bem de perto
uma sucuri-verde com 7 metros!
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Do imponente fascínio das enormes sucuris até a sutileza do voo das araras-vermelhas, passando por tamanduás, jacarés e cardumes de peixes coloridos. A diversidade de vida silvestre na região de Bonito – seja na terra, no ar ou na água – atrai cada vez mais fotógrafos profissionais em busca de imagens inéditas de nossas belezas naturais.


O voo das araras-vermelhas registrado de uma forma criativa.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Foi isto que me fez passar os últimos dias com o Juca Ygarapé acompanhando a mais recente expedição da Photo in Natura, organizando a viagem de uma equipe de profissionais integrada pelos fotógrafos especializados em imagens subaquáticas Adriana Basques, Clark Miller e Brandon Cole e mais seus acompanhantes Melissa e Ken.

Apesar da surpreendente e inesperada virada no clima, que deixou a região sob intensas chuvas por três dias consecutivos, conseguimos cumprir grande parte dos objetivos propostos, com destaque para três encontros com sucuris dentro e fora da água.

As tão esperadas sucuris deram as caras mais de uma vez
e em condições distintas, permitindo registros variados.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Os próximos três meses são ideais para a fotografia de vida silvestre nesta região, portanto estamos preparados para receber mais fotógrafos interessados em registrar nossos animais e paisagens ímpares. Se este for o seu caso, entre em contato para saber mais sobre como fazer parte de nossas expedições customizadas!

... e para encerrar a expedição, um belo por-do-sol
por trás das montanhas da Serra da Bodoquena.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura 
.
.


sexta-feira, junho 15, 2012

Trabalhando para a
National Geographic...
de novo!

Frio, chuva e vento durante trabalho com equipe do Nat Geo.
Foto: © 2012 Equipe Caiman Dive

Meu interesse pela fotografia de natureza foi despertado durante o período em que vivi e trabalhei no Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Lá acompanhei fotógrafos renomados como Araquém Alcântara, Haroldo Palo Jr, Valdemir Cunha, Fabio Colombini, Zig Koch, Frans Lanting, Staffan Widstrand e o já falecido Fritz Pölking, entre outros.

Joel Sartore, fotógrafo da National Geographic, testa as
armadilhas fotográficas que instalamos no meio do Pantanal.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2003


Mas o trabalho mais marcante foi em 2003, quando passei quase quatro meses como produtor e assistente para o fotógrafo Joel Sartore, da National Geographic, durante trabalho para uma matéria sobre o Pantanal. Dois anos depois, acompanhei outro fotógrafo para a revista – o colombiano Luis Mazariegos – em uma matéria sobre beija-flores.

O colombiano Luis Mazariegos prepara seu equipamento para
fotografar beija-flores em matéria para a National Geographic.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2005


Agora, após quase dez anos, lá fui eu novamente, desta vez acompanhando uma equipe do canal de TV Nat Geo durante gravações aqui em Bonito (MS) para um programa que deve ir ao ar mundialmente ainda este ano. Ficamos cinco dias na região em busca das imagens que eles precisavam. Questões contratuais não me permitem entrar em detalhes sobre o teor dos trabalhos, mas já dá pra imaginar que o resultado terá a marca de qualidade que a National Geographic representa. Resta aguardar!

Leia mais histórias sobre meu
trabalho com a National Geographic:
PARTE 1    |    PARTE 2    |    PARTE 3 
.
.

segunda-feira, maio 14, 2012

Morcegos em Ação!
(ou: “Basta Uma Esbarradinha...”)



Ao final desta postagem você entenderá o motivo para ela ter dois nomes :-)
 
 Final de tarde na linda baía que dá nome à Fazenda.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Aproveitamos este final de semana para conhecer a Fazenda Baía Grande, mais um destino turístico no Pantanal de Miranda (MS). Dentre as habituais belezas da região, como bichos, árvores, paisagens e um povo pra lá de bacana, mal sabíamos que a maior surpresa estava reservada para o final do primeiro dia de atividades: após o jantar, ao retornarmos da focagem noturna (um passeio feito em veículo aberto utilizando um holofote para procurar animais), estacionamos ao lado de uma pequena figueira que misteriosamente, apesar da ausência de vento, chacoalhava de forma notável.

Focagem em busca de animais noturnos.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Não demorou muito para entendermos o que estava acontecendo: seus frutos maduros estavam sendo avidamente devorados por dezenas de morcegos-das-frutas, estes bichinhos tão mal compreendidos e injustamente temidos. Era uma revoada sem fim destes mamíferos pra lá e pra cá aproveitando o banquete e, sem saber, desempenhando seu importante papel como dispersores de sementes (para quem não sabe, em algumas regiões tropicais os morcegos são os principais responsáveis pela recomposição das florestas, ao defecar sementes de árvores durante seus voos noturnos).

 
Morcegos fazendo um banquete na figueira...
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Lá estava minha chance para tentar algum registro bacana que mostrasse esta intensa atividade, tarefa nada fácil na escuridão e considerando a rapidez com que estes bichos voam. Fizemos o que foi possível dadas as circunstâncias - ficamos uma hora fotografando, filmando e admirando a cena inédita para nós.

Chegando em casa fui olhar as fotos e, ao abrir o arquivo com uma das imagens que eu mais gostei, a desagradável surpresa: na hora de fotografar, eu provavelmente esbarrei no botão que controla os ajustes da câmera e a fotografia foi feita em um modo automático diferente daquele que eu queria utilizar... Felizmente não foi o fim do mundo, a imagem até ficou boa, mas não possuo ela no formato RAW, como seria o ideal – apenas em JPG. Lembrei na hora das conversas sobre estes assuntos que tive com os participantes do Curso de Introdução à Fotografia de Natureza que concluímos recentemente...

 ... enquanto o Adriano, nosso guia pantaneiro, também admira a cena.
Olhe atentamente, nesta cena aparecem ao menos OITO morcegos!
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012
(ESTA É A FOTO FEITA COM A CÂMERA NA REGULAGEM ERRADA...)

Esta é uma falha de projeto bem conhecida para a câmera Canon EOS 7D, tanto que o fabricante até oferece um acessório para ajudar a minimizar o problema – mas você tem que pagar por isto... Eu já havia QUASE tido problemas pelo fato dos ajustes mudarem durante o transporte da câmera na mochila, mas esta foi a primeira vez que isto aconteceu no meio de uma sessão crítica de fotos. E espero que tenha sido a última, afinal ninguém merece perder sua melhor foto do dia por causa de uma esbarradinha...

O culpado por eu quase ter perdido a foto acima...
Foto: © Divulgação Canon Inc.

.
.
.

segunda-feira, maio 07, 2012

Mais um Curso de Fotografia
bem sucedido!

.
.
Foto: © Tietta Pivatto | Photo in Natura, 2012
Finalmente conseguimos trazer para Bonito, onde moramos, o Curso de Introdução à Fotografia de Natureza, que terminou ontem após 20 horas intensas de atividades teóricas e práticas. Abordamos desde a história e fundamentos da fotografia até técnicas específicas para quem quer desenvolver seu olhar fotográfico e registrar elementos da natureza como paisagens, animais, plantas ou fenômenos naturais.

Foto: © Tietta Pivatto | Photo in Natura, 2012
 
O grupo de 15 alunos – limite de vagas oferecidas, para um melhor aproveitamento – foi bastante variado, com pessoas de atividades profissionais e interesses pessoais diversificados, mas que compartilham o gosto comum pela natureza e pela fotografia. Com base nos relatos dos participantes após a conclusão do curso, acreditamos ter atingido plenamente o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para ajudá-los a desenvolver e aprimorar a prática desta atividade tão fascinante.


Foto: © Tietta Pivatto | Photo in Natura, 2012

O Curso de Introdução à Fotografia de Natureza oferecido pela Photo in Natura é uma versão aprimorada de atividades semelhantes que desenvolvemos desde 2007 em eventos como o Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AvistarBrasil) e em instituições como o SESC-SP. Nos moldes atuais, já foi ministrado em Campo Grande (MS), em San Martín de los Andes (Patagônia Argentina) e agora em Bonito (MS).


Foto: © Tietta Pivatto | Photo in Natura, 2012

 Caso tenha interesse em levar este ou outros de nossos cursos
para sua região, por favor entre em contato conosco

Foto: © Tietta Pivatto | Photo in Natura, 2012

Seguem alguns relatos dos participantes:
“O curso poderia durar mais, de tão bom que é. Além da experiência fotográfica temos a interação com os colegas. Um novo ciclo de amizades que se inicia – e viva a fotografia!”

“Gostaria de agradecer e exaltar a minha admiração pelo trabalho de vocês! Parabéns pela organização, me senti muito acolhida e à vontade – ganharam uma grande fã!”

“Excelente o curso, aprendi principalmente a registrar com mais sentimentos as lindas paisagens que vejo na natureza.”

“Ótimo curso! Consegui aprender muito e ganhar mais experiência nesta área magnífica que é a fotografia de natureza.”

Foto: © Tietta Pivatto | Photo in Natura, 2012
.
.
.

terça-feira, abril 17, 2012

Como será o futuro
para a fotografia de natureza?*

* Por Daniel De Granville com contribuição de Tietta Pivatto.
.
.
Um dia isso já foi floresta...
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2007

Tem uma coisa na qual estou pensando há tempos e hoje decidi escrever a respeito. Trata-se de uma reflexão sobre como serão feitas as fotografias de natureza em um futuro próximo. Vou tentar explicar minha ideia e minhas angústias.

Que o universo digital deixou tudo mais imediatista já é ponto pacífico: mensagens devem ser respondidas em poucos minutos, textos e vídeos têm que ser cada vez mais curtos, uma variada gama de informações sobre qualquer assunto está disponível em segundos pela internet, fotografias são tiradas e divulgadas mundo afora neste mesmo intervalo de tempo. A tecnologia, que deveria nos trazer mais tempo livre, tem ao contrário acelerado nosso tempo, reduzindo prazos para tudo.

... e isso também.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2007

Como não poderia deixar de ser, este ritmo tem um reflexo direto no comportamento das gerações mais jovens. Percebo isto no dia-a-dia, seja nas ruas da minha cidade, acompanhando alunos do ensino médio em viagens de estudo ou no contato em redes sociais. Por exemplo, acho que nenhum deles escuta um CD do início ao fim, geralmente elegem a(s) melhor(es) música(s) do disco e as compram separadamente em sites especializados. Aquela obrigação de comprar um CD inteiro já é coisa do passado. Via de regra, nem uma canção inteira eles conseguem ouvir, noto que geralmente tocam menos da metade e já pulam para a próxima.

Mas o que isto tem a ver com a fotografia de natureza?


A exuberante Mata Atlântica que ainda resta em algumas partes do país.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2009

Bem, a prática fotográfica também está seguindo rumo semelhante. De maneira geral, fotografar tornou-se um ato automático, impensado, banal até. Tira-se rapidamente dezenas ou centenas de fotos com o celular e coloca-se tudo no Facebook, no Instagram ou no Flickr – ou dá-se apenas uma olhadela no próprio visor do aparelho, seguida de um clique no botão de “lixeira”. Pronto, lá se foram as imagens para sempre. Um ato tão imediatista quanto tornou-se o mundo da informação. A fotografia, que deveria conter poesia, contando uma história apenas com uma imagem, torna-se apenas um registro efêmero, rapidamente substituído pelo próximo disparo.

Sai a natureza, entra o ritmo alucinante das grandes metrópoles.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2009

Porém, fotografar a natureza não funciona desse jeito. Os bichos, as plantas, os fenômenos naturais não vivem no mundo da informação rápida. Aquele passarinho continua comportando-se de maneira muito semelhante à dos seus ancestrais, as flores continuam dando o ar de sua graça em determinada época do ano, o sol continua seguindo seu ritmo há milhões de anos, a onça-pintada continua sorrateira e cheia de caprichos para se mostrar às lentes dos fotógrafos. Estar na natureza testemunhando esses momentos torna a imagem especial e única, por carregar em si todo esse conhecimento e sabedoria que só o tempo e a contemplação conseguem traduzir.

E – desculpem-me pelo pessimismo – a coisa só tende a piorar. A ação humana está degradando os ambientes naturais e reduzindo drasticamente as possibilidades de se encontrar locais conservados, onde as fontes de inspiração dos fotógrafos de natureza ainda estejam disponíveis.

Só com florestas e muita paciência é possível registrar cenas assim.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2006

Então, a meu ver temos dois fatores desfavoráveis ao futuro da fotografia de natureza. Por um lado, a atividade exige paciência e respeito a um ritmo cada vez menos compatível com a realidade – temo que poucos das “futuras gerações” conseguirão compreender este aspecto com sensibilidade e dedicar-se horas a ficar parado no mato esperando o momento certo para acionar sua câmera. Ao mesmo tempo, as notícias que ouvimos diariamente sobre o rumo que as políticas ambientais estão tomando são desanimadoras. Se hoje já é difícil fotografar coisas da natureza que há algumas décadas eram relativamente abundantes, amanhã será mais raro ainda. Ou seja, talvez os futuros fotógrafos de natureza precisarão ser mais pacientes do que nós somos hoje, caso queiram mostrar ao mundo imagens espetaculares do mundo natural. Cada vez teremos menos elementos naturais para fotografar, que serão explorados ao máximo. Talvez o imediatismo e a redução da biodiversidade tragam como consequência, entre tantas outras coisas, a redução da riqueza fotográfica. Será um mundo menos colorido esse da fotografia de natureza...
.
.
.

quarta-feira, abril 11, 2012

Foto publicada em livro sobre sucuris

.
.Capa do livro cuja página de encerramento é uma das minhas
fotos de um mergulhador fotografando uma sucuri.
(Reproduzido do site da Technical Books Editora)

Conforme havíamos antecipado em janeiro (ver postagem), acaba de ser publicado o importante e ótimo livro Sucuris – Biologia, Conservação, Realidade e Mitos de uma das maiores serpentes do mundo, organizado pelo Dr. Vidal Haddad Junior, pesquisador da UNESP e do Instituto Butantan.

Minha relação com o livro é curiosa. Na época em que minhas fotos e vídeo dos fotógrafos mergulhando com sucuris fizeram sucesso na internet, além dos veículos de imprensa eu fui procurado pelo Dr. Haddad, que solicitava autorização para publicar uma daquelas imagens no livro (o qual já estava a caminho da gráfica!). Como costumo fazer em casos como este (leia nosso compromisso a respeito no site da Photo in Natura), concordei imediatamente.

A página que encerra o livro traz minha imagem onde
um fotógrafo e uma enorme sucuri interagem sem riscos.
(Foto: © Daniel De Granville, 2010 - reproduzida do original)

Esta semana recebi meu exemplar de cortesia da publicação, com uma bela dedicatória e o prazer de ter contribuído com esta obra tão útil do ponto de vista da educação e desmistificação sobre estas serpentes injustamente temidas. Resta agradecer parabenizar os autores pelo trabalho!



Marcando presença na página de agradecimentos!
(Reproduzido do original, todos os direitos reservados)
.
.
.

segunda-feira, abril 09, 2012

Um feriado fotograficamente produtivo!

.
.Flutuação na Nascente do Rio Bonito, um local pouco
conhecido
da região de Bonito (Mato Grosso do Sul).
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Em 2010 fiz uma postagem brincando com o fato de nunca conseguir não pensar em tirar fotos durante meus momentos de lazer. Para mim não é incômodo algum ficar procurando bons motivos para fotografar durante um passeio, uma viagem de férias, uma refeição ou uma trivial visita à casa de amigos - pelo contrário, é prazer. Além do mais, eu já vendi várias imagens que havia feito desta forma descompromissada, durante momentos em que não estava oficialmente “trabalhando” - mais uma razão para sempre carregar a câmera comigo : -)

Pizza assando em nosso forno feito
em um cupinzeiro no quintal.

Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Neste feriadão prolongado de Páscoa não foi diferente. Começando com uma pizzada preparada no forno de cupinzeiro de nosso quintal e terminando com o acampamento com a Tietta e amigos próximo a uma nascente da região, consegui desfrutar plenamente meu descanso sem deixar de lado uma das atividades que desenvolvo profissionalmente... Seguem exemplos do que estou falando!

Nascente do Rio Bonito vista do alto.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012


Acauã à espreita na região da Nascente do Rio Bonito.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012


Preparando o forno no cupinzeiro
para assar deliciosas pizzas!
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012


Um dos cardumes de peixes que se
pode ver ao longo do Rio Bonito.

Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012


Uma bela sequência de cachoeiras e represas
naturais ao longo do Rio Bonito.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012
.
.
.